VIDEOLAPAROSCOPIA

A cirurgia do aparelho digestivo apresentou nas ultimas duas décadas um grande impulso em função do desenvolvimento da CIRURGIA VIDEOLAPAROSCOPICA ou VIDEOLAPAROSCOPIA. Varias cirurgias corriqueiras como a retirada da vesícula biliar (colecistectomia) ou retirada do apêndice cecal (apendicectomia), entre outras, passaram a ser realizadas corriqueiramente por videolaparoscopia. As grandes vantagens deste método e’ a diminuição do tamanho das incisões, diminuindo sensivelmente o trauma cirúrgico e por conseqüência, diminuindo a dor pos-operatoria, encurtando o período de recuperação dos pacientes.

Assim sendo, os procedimentos realizados para o tratamento da obesidade também passaram a ser realizados por videolaparoscopia. Inicialmente realizávamos a implantação da banda gástrica por videolaparoscopia. Na sequencia, alguns autores passaram a descrever as técnicas para a realização do by-pass gastrointestinal (cirurgia de Capela) por video. Atualmente, todas as técnicas cirúrgicas para tratamento da obesidade mórbida e diabetes podem ser realizadas por videolaparoscopia e a regra e oferecer aos pacientes o procedimento videolaparoscopico sempre, desde que não existam contra-indicacoes medicas para a realzacao do procedimento por vídeo.

CINCO

Centro Integrado da Cirurgia da Obesidade fica em Porto Alegre, no Centro Clínico da PUC - RS. Entre em contato e marque sua consulta

 

 

 

 

© 2018 todos os direitos reservados - Criação DOM

Curta nossa FanPage