O QUE É A OBESIDADE?

Obesidade é uma doença crônica, multifatorial, de difícil tratamento, e que atinge o indivíduo no seu aspecto físico, emocional e social. Como definição pode-se dizer que obesidade é o aumento do peso corporal as custas de gordura. Esta doença mata por ano 300.000 pessoas nos Estados Unidos e custa para os cofres do governo americano 99 bilhões de dólares em custos diretos e indiretos.

ASPECTOS PSICOSSOCIAIS:

Comumente encontramos sintomas de depressão e ansiedade na população de obesos que passam a vida tentando se livrar de sua obesidade. Mesmo com tratamentos longos e penosos os resultados na maioria das vezes são desanimadores. Muitas pessoas que sofrem de obesidade pensam que o problema está nelas pela falta de um esforço maior, esquecendo que a obesidade é uma doença que independe do esforço pessoal sómente.

Não raro pessoas obesas ainda são vítimas de discriminação e preconceito tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

Associado ao fato de que vivemos em uma sociedade em que a estética vigente é de um corpo magro, a obesidade tem acarretado fortes prejuizos na auto estima.

A auto imagem na obesidade é influenciada pelo meio social, o que pode comprometer em grande parte, como se sabe, negativamente as relações afetivas e sexuais da pessoa portadora dessa doença.

CONSEQUÊNCIAS:

Obesos tem mais chances de desenvolverem do que aqueles que não são obesos.

Abaixo estão listadas as mais comuns:

• Pressão Alta
  • Apnéia do sono
  • Hirsutismo
  • Distúrbios Menstruais
  • Infertilidade
  • Artrose
  • Câncer

CAUSAS DA OBESIDADE

Não existe uma causa única para a doença da obesidade. Alterações metabólicas e genéticas, bem como questões relacionadas com a hereditariedade e ao aspecto psíquico são estudadas exaustivamente pela medicina. O que se sabe é que a doença da obesidade é basicamente uma doença do comportamento, ou seja, pessoas obesas tem em algum grau uma compulsão maior, que pessoas não obesas, de ingerir grandes volumes de alimentos.

CINCO

Centro Integrado da Cirurgia da Obesidade fica em Porto Alegre, no Centro Clínico da PUC - RS. Entre em contato e marque sua consulta