Falando um pouco sobre hérnias

Dr. Salvador Gullo Neto

O que são hérnias ?

Quando uma víscera, ou estrutura anatômica encontra-se projetada para fora do seu espaço ou cavidade natural, chamamos de herniação. As hérnias podem estar localizadas em qualquer parte do nosso corpo e constituem basicamente defeitos anatômicos.

As hérnias abdominais, em especial, são muito freqüentes. Elas ocorrem mais facilmente nesta região anatômica devido a estrutura de sua parede de revestimento, desprovida de ossos e composta basicamente por músculos. Além disto, abriga em seu interior um grande número de vísceras móveis que constituirão o conteúdo das hérnias deste compartimento.

Por quê elas ocorrem ?

Tudo começa com alguma fragilidade da parede abdominal. Existem alguns pontos em que a parede abdominal é mais frágil. Estes pontos são mais suscetíveis ao aparecimento das hérnias e definirá o sobrenome técnico que damos as diferentes localizações das mesmas. Por exemplo: hérnia inguinal, hérnia umbilical, hérnia lombar, etc.

Vários sâo os motivos pelos quais podemos desenvolver as hérnias. Existem algumas de origem congênita e outras causadas pelo aumento da pressão intra-abdominal. As congênitas são encontradas mais frequentemente em crianças. As causadas pelo aumento da pressão intra-abdominal podem ter várias etiologias, entre elas citamos a constipação crônica, as doenças da próstata, os tumores intra-abdominais e finalmente o exercício físico exagerado.

O importante é definir a causa do aparecimento da hérnia antes de operá-la. Se o fator predisponente para o aparecimento da hérnia não for corrigido antes da herniorrafia, seja ela por qualquer técnica, a hérnia provavelmente recidivará.

Qual o tratamento ?

O tratamento das hérnias é sempre cirúrgico. Existem várias técnicas convencionais e laparoscópicas para corrigi-las. Não existe uma regra estanque que indique a técnica que deve ser sempre utilizada. A abordagem deve ser individualizada para cada paciente e suas características clínicas e anatômicas, por isto, não escolha o método de sua preferência. Escolha sim, um cirurgião de sua confiança capaz de definir o melhor para você. Converse com o seu médico.


deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CINCO

Centro Integrado da Cirurgia da Obesidade fica em Porto Alegre, no Centro Clínico da PUC - RS. Entre em contato e marque sua consulta

 

 

 

 

© 2018 todos os direitos reservados - Criação DOM

Curta nossa FanPage