CIRURGIA DO DIABETES

A experiência adquirida ao longo dos anos com a realização da cirurgia da obesidade demonstrou que os mesmos procedimentos que fazemos para o tratamento da obesidade tem uma grande influencia no controle da glicose do sangue, ao que chamamos tecnicamente de controle da glicemia ou controle do diabetes. Inicialmente, acreditávamos que o controle da glicose acontecia em função da rápida perda de peso que a cirurgia promovia. Mas ao avaliarmos mais atentamente, percebemos que a glicose caia para níveis normais, ou quase normais na maioria dos casos operados de forma muito rápida, antes mesmo dos pacientes perderem peso. Desta forma, percebemos que deveria existir alguma modificação hormonal promovida pela cirurgia que resultaria no controle da glicose e do diabetes.

Atualmente já sabemos que existem uma serie de mecanismos hormonais envolvidos no controle da glicose. Ainda não esta bem definido o papel de cada um deles no controle do diabetes e na produção de insulina, mas sabe-se com certeza que a cirurgia da obesidade esta muito bem indicada em pacientes diabéticos tipo 2 pois a resolução do diabetes com o procedimento pode chegar ate 90%, dependendo da técnica utilizada e das condições clinicas do paciete no momento da operação.

CINCO

Centro Integrado da Cirurgia da Obesidade fica em Porto Alegre, no Centro Clínico da PUC - RS. Entre em contato e marque sua consulta

 

 

 

 

© 2018 todos os direitos reservados - Criação DOM

Curta nossa FanPage