Cirurgia bariátrica é custo-efetiva antes de procedimentos ortopédicos

ortopedia-1.jpg

Dois estudos recentes americanos demonstraram que a realização da cirurgia bariátrica antes de cirurgia ortopédica, em especial a colocação de prótese de joelho e de quadril são custo-efetivos. Mais de 50% dos pacientes que necessitam colocar prótese no quadril são obesos fazendo com que a obesidade seja um importante fator para o insucesso da cirurgia ortopédica além de aumentar os custos relativos a internações mais prolongadas.

ortopedia-1A cirurgia bariátrica sendo custo-efetiva significa que traz benefícios do ponto de vista financeiro para as operadores de saúde, entretanto o conhecimento deste dado por ser expandido. Nestes trabalhos não se obteve maiores dados sobre os benefícios diretos ao paciente mas é fácil entender que quanto menor o peso antes da realização de qualquer cirurgia menor será o risco cirúrgico associado à ela. Assim é fundamental que o tratamento da obesidade seja multidisciplinar pois muitos pacientes obesos com dores crônicas nos joelhos e quadris procuram inicialmente o ortopedista, sendo que o ideal seria resolver o problema da obesidade.


deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CINCO

Centro Integrado da Cirurgia da Obesidade fica em Porto Alegre, no Centro Clínico da PUC - RS. Entre em contato e marque sua consulta

 

 

 

 

© 2018 todos os direitos reservados - Criação DOM

Curta nossa FanPage